PGGD #2 Speaker: Catarina Aroso Monteiro da Tomorrow Options


Catarina Aroso Monteiro é Engenheira do Ambiente e Mestre em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico.
Trabalhou no INEGI e no INESC Porto, institutos de Interface da Faculdade de Engenharia, em Inovação e Transferência de Tecnologia. Em conjunto com quatro sócios fundou em 2007 a Tomorrow Options e é actualmente Directora de Marketing. Acumula ainda a posição de presidente da AINETEC – Associação para a Inovação e o Empreendedorismo Tecnológico.

A Tomorrow Options surgiu como concretização do trabalho desenvolvido no Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), por dois alunos da 1ª edição (2004-06): Catarina Aroso Monteiro e Paulo Ferreira dos Santos. Durante o mestrado os dois colegas realizaram um plano de negócios para a comercialização de uma tecnologia de dois professores e investigadores da FEUP: Miguel Velhote Correia e Sérgio Reis Cunha. No final do mestrado, os quatro promotores, entenderam que valia a pena empresariar o projecto.
A empresa arrancou em Fevereiro de 2007 com o capital de 5 accionistas, Catarina, Miguel, Paulo, Sérgio e INESC Porto, e um apoio do Programa Neotec, da Agência de Inovação. Em Novembro de 2007 entrou no capital da Tomorrow Options a Ciencinvest, empresa de investimentos (“capital semente”) em empresas tecnológicas. Em Maio de 2008 é concretizada a entrada da InovCapital no projecto.

A AINETEC é uma entidade privada que funcionará como “link” entre promotores e empreendedores/empresários, investigadores e professores. Assumindo a forma jurídica de uma Associação sem fins lucrativos e sob a égide da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, será constituída por Recursos Humanos especializados e multidisciplinares (Engenheiros, Economistas, Gestores, Designers, etc), competentes nas áreas da inovação e do empreendedorismo tecnológico.
A estratégia da AINETEC enquadra-se na actual linha de orientação de desenvolvimento e reforço da competitividade em Portugal, que se baseia essencialmente em três eixos: Conhecimento, Tecnologia e Inovação.